segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bem-vindo!

Tocaram à campainha. Pode ser qualquer pessoa do mundo. Ah, caríssimo visitante, entre, entre. Bem-vindo ao blog Murakami PT.

Desconhecemos a forma como aqui chegou. Na verdade, pode ter chegado de diversas e variadas maneiras. Talvez tenha visto o nosso link num qualquer lugar e pensado “porque não?”. Talvez, a si, pessoa curiosa, o nome “Murakami” (tão diferente – será chinês?) o tenha atraído. Talvez até o tenha reconhecido, de uma capa de um qualquer livro. Ou, se calhar, é já um grande fã dele.

Ou terá sido o “PT” a cativá-lo? É que quem já tentou procurar informação sobre este autor, encontra-a muito dispersa ou pouco actualizada – e, na nossa língua, torna-se improvável descobrir um aglomerar de informação fidedigna, uma base de dados portuguesa sobre as obras de Haruki.

Informação, comentários, curiosidades e novidades. Tudo vindo de Portugal, em Português, sobre o grande escritor japonês Haruki Murakami. Aqui poderá descobrir que não é necessário conhecer a língua de Murakami para comunicar.

Se o facto de ter vindo aqui parar foi um completo acaso, se nunca ouviu falar de Murakami e se questiona entre ir e ficar, reflicta: o que é que nos atrai tanto nestes livros, nesta forma forma de escrever? O número de leitores do senhor cresce de dia para dia, mesmo no nosso país, e temos a certeza que se experimentar ler um livro dele há grande probabilidade de se surpreender. Às vezes a diferença está em saber por que livro começar…

Visitante que nunca leu Murakami, nós temos a resposta à pergunta feita: pense no facto de ter vindo aqui parar, de estar a ler estas palavras. Poderia ter visto um outro link, poderia ter ido parar a um outro blogue. E nesse caso, estaria agora a ler uma coisa completamente diferente. O que é que o trouxe até aqui? O acaso, o improvável. E está respondido.

É que Murakami traz o acaso, o aleatório, o improvável, o surreal, para a nossa realidade e para o nosso mundo. Não torna possível o impossível. Murakami vai mais longe do que isso. O seu objectivo último é riscar o impossível da vida – através de todos os elementos das suas histórias.

Se já leu Murakami, sabe do que falamos. Esperemos que possa encontrar nesta nova casa, ao longo do desenvolvimento do projecto, novidades actualizadas sobre a escrita deste autor, reflexões sobre o que nos diz, as músicas de que fala nos seus livros, etc.

Seja bem-vindo, pois, ao Murakami PT.


7 comentários:

Rock In The Attic disse...

Tiago,

só te posso dar os parabéns pela excelente iniciativa!!!

Como fã de Murakami que sou, serei visita assídua deste espaço.

Nuno Chaves disse...

olá Tiago e Marta parabéns pelo novo espaço criado, que com certeza irei visitar muitas mais vezes, e irei com certeza tb. recomendá-lo no Página a Página. nunca li nada deste autor, mas tenho sempre ouvido falar muito bem... um dia destes sou capaz de pegar num dos seus livrinhos.
uma vez mais os meus parabéns.

Tiago Mendes disse...

Obrigado a ambos! Esses elogios, e a segurança da vossa visita assídua, dão-nos força para acreditar no projecto! Sintam-se sempre livres para comentar :)

Lígia disse...

Fantástico! Muitos parabéns pela iniciativa!
Eu sou um daqueles casos que tem Murakami na estante, mas ainda não se aventurou a pegar-lhe...
Vou adicionar-vos à minha barra lateral e conto vir espreitar-vos com regularidade! :)

Tiago Mendes disse...

Lígia,
tens Murakami na estante e ainda não pegaste? A Marta aqui do blog, até Março, também tinha dois dele lá em casa e nunca lhe tinha chamado a atenção. Quando lhe recomendei e ela experimentou... bem, viciou-se... desde então já leu uns 5!!
Já agora, por curiosidade, quue livro(s) tens dele?

Obrigado pelas palavras de apoio!

PC (a ex-prof) disse...

Só agora tive oportunidade de dar uma vista de olhos no teu blogue. Está fantástico. Os meus sinceros parabéns! Ainda só li um livro do Murakami "Norwegian Wood" e adorei. Foi um amigo meu que mo recomendou. Também é fã. Já comprei vários outros livros deste senhor para oferecer. Os meus sinceros parabéns O teu blogue está excelente.Cada vez tenho mais orgulho em ti, Tiago, a sério!

Unknown disse...

Sou leitora fiel da obra deste grande escritor. Parabens pelo vosso blogue. Gosto muito e espero visitar-vos muitas vezes para poder estar a par das novidades.
Bem-hajam.Tereza Maria Perdigão Falcão