quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primeiras declarações em Espanha!

Dia 18 de Março foi anunciado que Haruki Murakami era o distinguido do ano com o Prémio Internacional da Catalunha. Poucos dias depois chegava a confirmação de que o autor viria a Espanha receber a distinção, dia 9 de Junho. Olhem para os vossos calendários - estamos a um dia! E hoje recebemos a notícia de que o autor já está no nosso país vizinho. Eis as primeiras declarações, traduzidas por nós do espanhol, da agência noticiosa EUROPA PRESS:


«O escritor Haruki Murakami afirmou esta quarta-feira que a chave do seu sucesso literário está em permanecer aberto à "absorção de influências", tanto orientais como ocidentais.

Salientou que ele próprio é uma esponja que absorve a cultura pop, as séries de televisão, a música pop, e a obra de Stephen King e Franz Kafka.

O japonês, que está em Barcelona para receber o XXIII Prémio Internacional da Catalunha esta quinta-feira, reconheceu que a crítica do seu país nem sempre está do seu lado; mas por outro lado está contente e satisfeito, porque os seus leitores - no Japão, na Europa ou nos Estados Unidos - estiveram sempre do seu lado.

"Escrevo porque gosto de criar histórias; sinto-me muito realizado", confessou Murakami, que explicou que, quando escreve, fá-lo de forma natural, a partir de imagens que lhe vêm à cabeça, e que não se pergunta acerca do significados profundo que elas possam ter.»


Sem comentários: