segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um ano de Murakami... em português!


Há precisamente um ano, eu e a Marta abrimos este espaço. No decorrer de uma conversa sobre o autor, que ambos líamos e adorávamos, confessámos um facto que muito nos entristecia: não havia nenhuma fonte portuguesa que se dedicasse exclusivamente a Haruki Murakami. Com uma vasta obra, apontado anualmente para vencedor do Prémio Nobel da Literatura, um universo cativantemente complexo, e uma personalidade com opiniões tão bem vincadas... parecia-nos injusto os leitores portugueses não terem essa fonte de informação constante.

Mesmo alargando a nossa linha de horizonte, vejamos a questão de maneira internacional, muito poucos sites se dedicavam a Murakami. Facto. Os que haviam, poucas vezes eram actualizados. Ao criarmos o «Murakami PT» a 27 de Junho do ano passado, tínhamos ambos entrado de férias há dias, decidimos ser a hora de mudar. Num passo para o vazio, arriscámos o nosso tempo e a nossa dedicação, a um projecto no qual acreditávamos.

Confesso que hoje o blog é um fonte de alegria. Mas não total. Incrível, o que um ano depois conseguimos fazer. O estabelecer contacto com a tradutora portuguesa Maria João Lourenço foi o acontecimento que mais destaco - a entrevista presencial, as crónicas que nos foi enviando... incrível. E a ela muito agradeço pela ajuda que nos prestou em tantas situações!

Depois a página de Facebook: 500 seguidores em menos de 6 meses. Num modelo mais diário e funcional, informamos os leitores das notícias, dos links, das informações de relevo que vão surgindo acerca do autor. Esporadicamente, sempre, porque com Murakami já se sabe - durante 3 meses não ouvimos falar dele, e depois, quando recebe "um" Prémio Internacional da Catalunha, chovem informações, entrevistas, e discursos!

Muitos projectos estão por realizar, alguns deles estão na minha cabeça desde o dia que abri o blog. Entre eles está um índice de críticas portuguesas a livro de Haruki Murakami - para caad livro, uma lista de links para opiniões publicadas em blogs. O que exige, naturalmente, uma pesquisa vasta. Mas não é impossível! E ando a trabalhar nela. Reforçar a nossa "parceria" com a tradutora, com a Casa das Letras (editora que também nos tem ajudado no processo de divulgação), e com os leitores, são também nossos objectivos.

Ao longo deste ano tivémos 16.000 visitas, e só no último mês foram 3.000. O post mais lido, com 400 visitas, foi a nossa tradução do discurso de Murakami na entrega do Prémio da Catalunha, logo seguido da entrevista à tradutora. 12.000 das visitas foram de Portugal, mas temos 2.000 do Brasil, e de muitos outros países, mesmo muitos. A título de curiosidade, 70 visitantes do Japão!

A todos os leitores do blog MURAKAMI PT um enorme agradecimento! Continuem a partilhar connosco o vosso entusiasmo pelas obras do autor! Coloquem as vossas dúvidas, manifestem as vossas opiniões acerca de um determinado livro, força! Têm a página de facebook, ou o email da barra lateral, como preferirem! Este blog é para cada um de vocês. Obrigado, e... parabéns, Murakami PT!


4 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Meus caros
Murakami foi para mim uma imensa descoberta. Dele e de mim própria. E também do Japão que de que eu já gostava muito, antes de saber do escritor. Foi lá, aliás, que ouvi falar dele.
Bem hajam por ajudarem a divulgar um homem e uma obra de excepção. E quanto à Maria João Lourenço, não há melhor!
Parabens pelo vosso aniversário. Que é também nosso, dos que aprendemos a gostar de Murakami!

Ana C. Nunes disse...

Muitos parabéns por este primeiro ano. Vocês têm feito um excelente trabalho a divulgar o trabalho do autor (que infelizmente ainda não li, mas cuja curiosidade vocês atiçaram).
Continuem!

Tiago Mendes disse...

Muito obrigado a ambas pelas mensagens de apoio! Se por um lado é óptimo saber de pessoas que partilham este gosto enorme pelo autor, é também gratificante saber que existe entusiasmo por parte de outros que ainda não o experimentaram.

Obrigado pelas vossas visitas! Possam descobrir na obra de Murakami o vasto universo que ele nelas cria! :D

margarida disse...

Parabéns de quem, após ler 'Kafka à beira-mar', adquiriu de uma assentada todos os que encontrou, ou seja, muitos! (quase todos, aliás..)
:)