segunda-feira, 23 de agosto de 2010

[MurakamiFestival] - É hoje a palestra de Murakami!

Litteraturhuset, o edifício onde Haruki Murakami fará hoje a sua primeira palestra pública em muitos meses

É hoje o dia mais esperado de todo o FestivalMurakami que decorreu nos últimos três dias em Oslo, na Noruega. Pelo menos para as 750 pessoas que conseguiram bilhete para o evento que vai encerrar o festival, às 8 da noite de hoje (cá em Portugal serão 7). Haruki Murakami estará em pessoa a dar uma palestra no auditório principal da Casa da Literatura. Os bilhetes esgotaram 12 minutos depois de terem sido colocados à venda.

Através de pesquisas na internet, já encontrei os blogs de duas mulheres que acompanharam alguns eventos deste fim-de-semana. Durante a próxima semana iremos traduzir os pontos principais através dos seus artigos, para percebermos que tipo de eventos aconteceram. Acontece é que não consegui perceber inteiramente se alguma delas conseguiu bilhete para a palestra de hoje à noite.

Os blogs são o Christine Leser e o Bokdama. Com a ajuda do tradutor do Google podem tentar perceber alguma coisa, embora a tradução automática seja mesmo muito má. Se souberem norueguês é mais fácil...!

Por outro lado continua-me a espantar que, a quase seis horas da primeira palestra pública de Murakami desde há muitos meses (ou mais de um ano?), a imprensa mundial esteja a ignorar completamente tal evento. Pesquisando por notícias, não encontrei uma única. E até parece que este FestivalMurakami, tão inovador, está a passar ao lado dos próprios leitores... falta de informação!

Sem comentários: