sábado, 21 de agosto de 2010

[Informação] - Programa do Murakamifestival

O “Murakamifestival” em Oslo, na Noruega, começou ontem à noite e vai prolongar-se até ao dia 23 deste mês. É a primeira vez que um festival especialmente dedicado a Murakami se realiza na Europa e este conta com a presença do escritor japonês.

O programa de ontem à noite incluiu uma palestra sobre “tudo o que não sabe sobre Murakami e nunca pensou que devia saber” onde Ika Kaminka (tradutora norueguesa de Murakami) deu informações privilegiadas a todos os presentes sobre a vida do escritor e horas de entretenimento com DJ’s convidados, o “Festivalfest!”.

Hoje, 21, o dia começa com um programa especial para crianças. Seguem-se palestras sobre o Japão, a escrita de Murakami e os seus autores e personagens preferidos. À noite há ainda a exibição de um filme e a “Peter Cat-night com Håvard Wiik trio”, um concerto dedicado a Murakami que pelo nome (“Peter Cat” era antigo bar de Jazz de Murakami) se espera com muito Jazz.

Dia 22 há palestras sobre o passado e o futuro da literatura japonesa, os tradutores de Murakami e a ligação entre a corrida e a literatura; uma actividade sobre animação japonesa; leitura e conversa sobre Franz Kafka, Raymond Carver e F. Scott Fitzgerald (alguns dos autores preferidos de Murakami) e a exibição do filme “A Distância”.

O último dia do festival, 23, começa com a leitura de poemas inspirados em Murakami. Segue-se apenas uma conversa sobre o mais recente livro “1Q84” e o encerramento do festival.

É um festival de 4 dias, cheio de variedade, totalmente dedicado a Murakami, aos seus livros, à sua escrita e às suas preferências. O facto de ser o primeiro na Europa já nos faz ficar entusiasmados. Ficamos à espera de uma iniciativa do mesmo género no nosso país.

1 comentário:

Tiago Mendes disse...

Esqueceste-te do mais importante - o encerramento é uma palestra pelo próprio autor! Acho a iniciativa genial, e espero que vá parar algum do seu conteúdo à internet... :)