quinta-feira, 1 de julho de 2010

[Notícia] - Murakami sem certezas de escrever novas sequelas de “1Q84”


Tóquio, 1 de Julho – Conhecido escritor japonês Haruki Murakami diz não ter a certeza de que vá escrever novas sequelas do seu bestseller “1Q84”, embora não rejeite essa possibilidade, segundo fontes literárias.

“Neste momento, não faço ideia” se vão haver mais sequelas, disse Murakami, de 61 anos, numa entrevista à revista trimestral Kangaeruhito (O Pensador) que será publicada no próximo Sábado pela Shinchosha Publishing Co., a editora dos livros “1Q84”.

“Para mim é difícil dizer neste momento se vou editar um livro 4 ou um livro 0 da série ‘1Q84’ ”, disse Murakami.

“O que posso dizer neste momento é que existem histórias antes [do volume 1] e depois [do volume 3].” Quando questionado sobre a existência de um novo volume, Murakami respondeu, “Não posso negar completamente essa possibilidade”.

Em Dezembro de 2009, o principal distribuir Tohan CO. dissera que a série de 2 livros “1Q84”, editada em Maio desse ano, tinha sido o livro mais vendido no Japão nos últimos 12 meses, até Novembro.

O terceiro livro foi posto à venda em Abril deste ano.

Na entrevista da edição de Verão da revista trimestral, Murakami disse que o título do livro “1Q84” e o nome das personagens lhe surgiu pela primeira vez enquanto trabalhava nos dois primeiros livros.

Também falou sobre os seus outros livros no seu discurso na cerimónia de entrega do Jerusalem Prize em Fevereiro de 2009.

Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos japoneses e é muitas vezes visto como um candidato ao Prémio Nobel da Literatura. Os seus romances, já traduzidos em diversas línguas, incluem “Norwegian Wood”, “Kafka à Beira-Mar” e “ Crónica do Pássaro de Corda”.

Data: 1 de Julho, 01:58 AM US/Eastern
Fonte: The Mainichi Daily News
Em: http://mdn.mainichi.jp/arts/news/20100701p2g00m0et057000c.html

Sem comentários: