quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Notícia] - Murakami tenta as audiências com romance em várias partes


Traduzido do inglês pela equipa do MURAKAMI PT.


O último romance de Haruki Murakami, 1Q84, foi o livro mais vendido do Japão quando os dois primeiros volumes foram publicados no ano passado. O terceiro sai este Verão – e Murakami sugeriu que pode até vir a escrever um quarto. As audiências estão entusiasmadas. Mas como imprimir um (potencial) grande livro, pergunta o Monocle?

Apesar de Murakami dizer que os livros podem ser divididos, todo o romance já chega às 1600 páginas, um desafio para as eventuais editoras. O tamanho standard para o livro japonês é um “amoroso” 15 x 10,5 cm, perfeito para ser transportado numa mala de mão ou para ler num comboio apinhado de gente. Manter estes tamanhos diminutos, contudo, requer que os livros sejam divididos em várias partes. Os romances são frequentemente divididos ao meio e publicados em partes, referidas como princípio e fim (no caso de romances maiores, princípio, meio e fim). 1Q84 pode acabar como o romance “Guerra e Paz”, publicado em diversos pequenos volumes.

Os leitores americanos terão acesso a uma tradução em Inglês, em apenas um volume, de 1Q84 em 2011, privando-os assim da emoção, de algum aborrecimento e também da oportunidade de ler em vários volumes, num formato tão “amoroso”.


Data: July 19, 2010 4:51 p.m
Fonte: The New York Observer
Por: Molly Fischer
Em: http://www.observer.com/2010/daily-transom/murakami-tantalizes-audience-many-part-novels


Sem comentários: